Toda a programação do “2 de julho: o hérói e o povo”, será transmitida no canal Educação Bahia, no Youtube

Diferente de todos os outros anos, o Desfile do Dois de Julho 2020, não será presencial pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, por conta da pandemia do novo coronavírus. O evento que marca a comemoração da Independência da Bahia será representado pela caminhada virtual na próxima quinta-feira (02).

A Secretária da Educação do Estado (SEC), disponibilizará toda a programação do “2 de julho: o herói e o povo”, no Canal Educação Bahia, no Youtube. A celebração contará com a participação de pesquisadores e educadores baianos, abordando temas como a independência e seus significados, legado e personagens.

O encontro terá início com a entoação do Hino da Bahia, pela cantora, compositora e atriz Ana Barroso. Com mediação da jornalista Vânia Dias, a live contará com o professor de Antropologia, Marlon Marcos, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e o doutor e mestre em Memória, Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Ruy Medeiros. Também na programação, a apresentação de uma fanfarra da rede estadual, cumprindo o seu papel pedagógico e cultural ao reviver a história de lutas do povo baiano por meio da arte musical instrumental.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de todos os baianos participarem da live em celebração ao 2 de Julho, esta data histórica. “Nesta caminhada virtual, teremos explicações sobre a trajetória do 2 de Julho. Teremos um bom debate com educadores e historiadores, faremos um bom passeio na história da Bahia. Também vamos lançar um edital para a seleção de artigos, poesias e textos de professores, estudantes e funcionários da rede estadual sobre o tema”.

Reportagem completa no site Varela Notícias