Após o falecimento da atriz Chica Xavier neste sábado, 8, diversos artistas compartilharam homenagens nas redes sociais. Um deles foi Wlacyr Carrasco. "Que semana triste para a cultura! Perdemos o Gésio Amadeu e hoje a grandiosa atriz Chica Xavier. Dona de atuações brilhantes e inesquecíveis", publicou ele.

Lázaro Ramos, que também é soteropolitano assim como a atriz, contou que Chica era sua inspiração. "Hoje as lágrimas correm como um rio. Dona Chica Xavier é uma das pessoas mais especiais que conheci na vida. Quando ainda na Bahia eu sonhava em ser ator era ela uma das minhas inspirações. Cheguei ao Rio e tive o privilégio de trabalhar com ela e generosamente como fazia com todos ela me acolheu, me passou ensinamentos", escreveu o ator.

Taís Araújo também prestou sua homenagem e lembrou da família da atriz. "Que Deus conforte seu companheiro por mais de 60 anos, o senhor Clementino Kelé, seus netos Luana Xavier, Ernesto Xavier e toda a família de sangue e de santo".

"Fica a inspiração e herança da sua arte. Você foi e sempre será uma gigante para o nosso povo. Estrelas não desaparecem simplesmente, meninas e mulheres pretas terão em você um símbolo de luta e resistência", disse Camila Pitanga.

Paolla Oliveira foi outras atriz que compartilhou homenagens. "Uma das maiores artistas desse país nos deixa. Obrigada, Chica Xavier, por toda história que você construiu para nossa cultura", afirmou.

Chica Xavier atuou na primeira versão de Sinhá Moça, exibida em 1986; Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996). Seu trabalho mais recente na televisão foi Cheias de Charme, que foi ao ar em 2012. "Obrigada por toda alegria em seus personagens, pela representatividade, por abrir portas para todos nós, por toda história", publicou a atriz Erika Januza.

"E 2020 levou a Chica Xavier. A querida Chica. O sábado amanheceu triste", postou no Instagram a escritora Gloria Perez.

Fernanda Paes Leme direcionou sua mensagem com a neta da atriz Luana Xavier. "Minha amiga irmã, Luana, amo você e estou contigo e todos os seus nesse momento tão difícil. Que sua vó descanse em paz agora", publicou.

Já Henri Castelli destacou a caridade, altruísmo e bondade de Chica Xavier. "Sei que rezava por mim e por muita gente sem mesmo a pessoa pedir e saber!"

"Hoje você nos deixa com a saudade no coração de tudo que herdamos de ti", lamentou Solange Couto.

Artistas que também compartilharam sentimentos de lutos foram Maíra Azevedo, Miguel Falabella, Fátima Bernardes, Luis Miranda, Érico Brás, Cris Vianna e Carolina Dieckmann. Confira abaixo algumas mensagens.