A vacinação contra a Febre Aftosa, na segunda etapa anual, não vai sofrer ajuste no calendário, já que, o prazo termina nesta segunda, 30, momento no qual os produtores vão encontrar as doses nas revendas distribuídas pelo estado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 27, pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), que é o órgão responsável pela coordenação das campanhas de imunização dos rebanhos baianos.


A decisão foi tomada após análise minuciosa dos números, desde que a campanha foi iniciada no dia 01 de novembro. “Até o dia 25, alcançamos a venda de mais de 3 milhões de doses, isto é, das 3,5 milhões de doses que estimamos vender, mais de 90% já foram comercializadas e estamos analisando as planilhas a cada 24 horas, tudo vem sendo acompanhado em detalhes”, ressalta o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.


A primeira etapa anual da vacina na Bahia para animais de todas as idades superou a meta de 90% exigida pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ocasião na qual foram vacinados 93,5% dos animais. Na segunda etapa, só os bovinos e bubalinos de até 24 meses estão sendo vacinados.


“É relevante destacarmos que a vacina nesta fase pode ser considerada ainda mais importante, pois em muitos casos é a primeira dose de imunização recebida pelos animais jovens, o que garante uma eficácia muito maior ao projeto de imunização e no planejamento da Defesa Agropecuária para que em 2022 a Bahia se torne zona livre da Aftosa sem vacinação”, descreve Maurício.


A Campanha que é realizada de forma simultânea em todas as regiões do país vai ser prorrogada em alguns estados, inclusive no Nordeste, porém com o alcance positivo registrado na Bahia, não foi necessário que o prazo fosse a ampliado, de acordo com o dirigente da ADAB.


“Queremos agradecer o comprometimento dos produtores rurais com a imunização dos seus rebanhos. Sem essa parceria, não chegaríamos perto de nossa meta que é manter cada vez mais longe da Bahia a Febre Aftosa, o que certamente valoriza ainda mais nossos animais, a comercialização de produtos e subprodutos, especialmente durante as exportações”.


A vacinação vai ser realizada durante o final de semana se extendendo até a próxima segunda-feira, 30. Já a declaração continua válida até o dia 15 de dezembro. Até esta sexta, 27, 40% do animais vacinados foram declarados, a maioria, por intermédio do site (www.adab.ba.gov.br), no entanto, os escritórios físicos da agência, sindicatos rurais e revendas de produtos agropecuários estão aptos também a realizar o procedimento, imprescindível para que os dados da Bahia sejam fechados e assim assegurar a adimplência dos produtores.

A TARDE