A Fifa e a Uefa anunciaram, nesta segunda-feira (28), a suspensão de times da Rússia de todas as suas competições por causa da Guerra na Ucrânia. Além disso, a participação da seleção masculina nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, e na Copa do Catar em si, também está suspensa.

“A Fifa e a Uefa decidiram hoje em conjunto que todas as equipes russas, quer sejam equipes representativas nacionais (seleções) ou equipes de clubes, serão suspensas da participação em competições da FIFA e da Uefa até novo aviso”, informaram em comunicado.

A seleção Russa enfrentaria a Polônia nas chaves da repescagem, no próximo dia 24 de março. A seleção polonesa teria se negado a jogar contra a seleção russa.

A decisão da Fifa aconteceu no mesmo dia que o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou que os atletas da Rússia e Belarus não sejam convidados para competições esportivas.

O COI ainda declarou que, caso não seja possível a exclusão das equipes nos eventos, que os atletas participem com neutralidade, ou seja, sem usar símbolos nacionais como as bandeiras, cores e os respectivos hinos.

No domingo, a Fifa já tinha anunciado um pacote de sanções contra a Rússia, que invadiu a Ucrânia nesta semana. Entre as punições estão a realização de jogos da seleção russa em território neutro e a não execução do hino ou uso da bandeira do país europeu.

Bnews