A invasão da Rússia à Ucrânia tem atraído atenção de brasileiros que dizem querer participar do conflito lutando ao lado das forças de segurança ucranianas.
"Tem gente de todo perfil. A maioria é homem que tem afinidade com assuntos militares. Alguns estão em busca de uma aventura, outros estão buscando dinheiro ou a possibilidade de continuar na Europa após tudo isso acabar", disse o administrador de um grupo que reúne informações para quem quer ir à Ucrânia.
A Embaixada da Ucrânia em Brasília confirmou que vem sendo contatada por cidadãos do Brasil querendo lutar ao lado dos ucranianos.
A procura se intensificou depois que o presidente ucraniano, Volodymir Zelensky anunciou a criação da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, uma unidade militar formada por estrangeiros que queiram combater os russos no país.
Alex Silva, brasileiro que vive na Ucrânia e nega fazer parte de grupos extremistas, diz que tem sido procurado por pessoas querendo saber como participar dos combates.
"Eu não estou aliciando ninguém. Tem gente empolgada, que claramente não aguentaria cinco minutos na linha de frente".
BBC Brasil
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.