Trending topics -
 em tradução para o Português significa Tópicos em tendência ou Assuntos do momento. Como o nome já explica, este é um ranking de hashtags mais utilizadas dentro do Twitter. Trazendo para a vida real, qual seria a frase mais utilizada atualmente, quando o tema é "Personal Trainer flagra esposa com homem em situação de rua"? Mendigo pegador, Hétero top, Sedutor de Planaltina ou já poderíamos pular para Futuro presidente do Brasil?

O fato, meus caros leitores, é que o tema versa sobre um homem em situação de rua, e que demonstra claramente não ter total poder sobre suas faculdades mentais, flagrado tendo relações sexuais com uma mulher diagnosticada com “transtorno afetivo bipolar em fase maníaca psicótica”, a qual o terapeuta aponta ter “alucinações auditivas, delírios grandiosos e de temática religiosa, hipertimia, falso reconhecimento, comportamentos desorganizados e por vezes inadequados”.

Estamos falando, portanto, de uma questão de saúde mental. O que traz os meus questionamentos seguintes: porque a sociedade, sobretudo a parte regressista, tem tratado o assunto como sendo simplesmente um mendigo que "ganhou na loteria" ao "pegar" uma mulher bem-sucedida? Porque o estado físico e mental da mulher foi deixado de lado enquanto ele vai ganhando fama e benefícios, até mesmo por parte de quem deveria protegê-la? Porque esse caso tem se tornado piada até mesmo entre algumas mulheres?  

"Uma mão no volante e outra no carinho" é um trecho da música lançada ontem (25/03) pelo Magnata, vocalista do grupo Lá Fúria. Sim, o "Hit do mendigo" já tomou conta das plataformas musicais e redes sociais, porém nem irei dar muito destaque, uma vez que o mais encontrado nas playlists baianas são letras que colocam mulheres no mais baixo nível. Como diria um outro cantor, o Renato Russo, só é "Mais do mesmo".  

Porém é preciso destacar que encontramos situações que trazem a tietagem em volta do Givaldo Alves (o famoso mendigo), ao surgir conduzindo um carro importado. É preciso mostrar preocupação quando deparamos com matérias que revelam a informação de que "pelo menos quatro partidos políticos já sondaram o sem-teto baiano para disputar uma vaga de deputado nas eleições deste ano". Ora, se o político é representante do povo, qual classe ele estaria representando? A de pessoas menos necessitadas em busca de dignidade e direitos iguais ou aquela supracitada "regressista" (quando não queremos dizer machista)? O parlamentar seria um representante de todos aqueles que acumulam mulheres em suas listas de "pegadas", que inflam o peito na hora de apontar na rua a sua última "presa"?

O Givaldo precisa sim, de acolhimento, de uma vida digna e de terapia. Mas destaque? Destaque, meus amigos, é para a campanha atual - março, mês da mulher, tempo de trazer (mais ainda) à tona todas as violências, sejam elas físicas, psicológicas ou morais, sofridas durante os 365 dias do ano. Destaque, é para a saúde da mulher, vítima das pedras verbais sob acusação de adultério. Destaque, é para seu esposo, o personal trainer, que mesmo recebendo os mais deploráveis insultos por parte da sociedade moralista, entendeu o transtorno mental e a acolheu, a defendeu. 

Por Igor Fagner - Diário da Chapada
Seu portal de informações de áreas