Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar a instalação imediata de tornozeleira eletrônica no deputado federal Daniel Silveira (UB-RJ), nesta terça-feira (29), o parlamentar decidiu passar a noite em seu gabinete na Câmara dos Deputados para evitar cumprir a ordem judicial.

A determinação de Moraes atendeu um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou descumprimento de medidas cautelares impostas a Silveira quando ele foi autorizado a deixar a prisão. Fora da cadeia, o parlamentar estava proibido de acessar redes sociais e de ter contato com outros investigados nos inquéritos das fake news e das milícias digitais, no entanto, ele voltou a atacar o Supremo e participar de eventos com outros suspeitos.

Segundo informações do portal Terra, na noite desta terça (29), quando decidiu dormir em seu gabinete, o deputado afirmou que quer “ver até onde vai a petulância” de Alexandre de Moraes. “Quero ver até onde vai a petulância de alguém para de fato romper com os outros dois Poderes, porque aqui o plenário é inviolável. Um deputado é soberano no plenário”, disse ele a jornalistas. “Eu quero ver até onde vai, se ele quer dobrar essa aposta, se ele quer, de fato, mostrar que ele manda nos outros Poderes”, acrescentou.

Antes disso, Silveira utilizou o plenário da Câmara para desafiar o ministro do STF. “Aqui eu falo em tribuna: não será acatada a ordem de Alexandre de Moraes enquanto não deliberar pela Casa. Quem decide isso são os deputados. Alexandre, cumpra a constituição”, declarou.

Bahia.Ba