Transformações diversas seguem afetando os setores da sociedade, mudando com rapidez o cotidiano num processo que tem repercussão individual e coletiva. Nesse contexto, perceber a Educação na sociedade multicultural e em veloz transformação, implica na necessidade de inovações no ambiente educacional, a partir de atualizações nas tecnologias de informação e comunicação, uma vez que a Educação, enquanto elemento integrado e essencial da sociedade, precisa fazer parte das rupturas e reorganizações das práticas contemporâneas.

No período pandêmico a Educação abraçou o uso mais constante de novas tecnologias para alcançar o público-alvo ao qual se destina, substituindo as tecnologias de menos engenhosidade e dinâmica comumente utilizadas (afinal vale ressaltar que o livro, o quadro, o giz, etc, também são tecnologias). Esta nova prática apontou que não basta democratizar o acesso adquirindo máquinas e equipamentos, mas também saber usá-las de maneira assertiva, de modo a promover novas e reais condições de aprendizagem, inclusive selecionando em meio a tanta produção digital disponível o que de fato tem relevância e utilidade para cada proposta de ensino, preocupando-se em adequar ao currículo.

Em tempos de revolução da informação, ainda que o ensino tenha voltado a ser presencial, o elo entre a Educação e a Tecnologia precisa se nortear na contemporaneidade, mantendo e ressignificando o uso da tecnologia em suas práticas, visando ampliar possibilidades nos diversos campos do saber, promovendo e potencializando o acesso ao conhecimento, tendo o aluno como personagem principal e ativo nessa busca e enfim tornando o processo educativo mais atraente, dinâmico, eficiente e inovador.

Sobre a colunista

Carla Cinara da Silva Luz, jacobinense, com graduação em Letras Vernáculas e especialização em Estudos Literários, é Neuropsicopedagoga, com formação em Atendimento Educacional Especializado e especialista em Educação Especial e Inclusiva, além de Psicóloga em formação .Atua como professora na rede municipal de Jacobina desde 2001. Você pode acompanhar a colunista pela sua rede social, clicando AQUI.

Diário da Chapada - Seu portal de informações de áreas!
Nos siga pelas redes sociais INSTAGRAM e FACEBOOK