Encontro realizado pelo Sebrae e Sistema Faeb/Senar apresentou histórias de perseverança, motivação, comprometimento e liderança


Por Tamara Leal - Agricultor com espírito empreendedor. É assim que se define Fred Jordão, diretor administrador da BahiaFrut e da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag). Com uma história de superação de desafios, que mudou a realidade da agricultura do município de Várzea Nova, Jordão foi um dos oradores da palestra “Liderança Inspiradora”, realizada pelo Sebrae e pelo sistema Faeb/Senar, na quinta-feira (17), em Jacobina, no Centro-Norte baiano.

Mais de 40 pessoas, entre veterinários, agrônomos, técnicos rurais, representantes de sindicatos rurais, e empreendedores rurais, participaram da palestra. Além da trajetória de sucesso de Jordão, eles puderam conhecer o caminhar entusiasmante da empreendedora e liderança rural, Damiana Serqueira, e do veterinário, sócio fundador e diretor técnico da Adapta, Igor Cezar.

A palestra faz parte do curso Liderar o Futuro Rural. A turma piloto foi formada em Jacobina, e a iniciativa busca apresentar histórias inspiradoras que possam impulsionar esses líderes a fazerem melhor e se superarem a cada dia.

“Esse tipo de conteúdo ajuda os líderes rurais a se empoderar e perceber novas oportunidades de atuação. Assim, o desejo de crescer e mudar a sua realidade e de todos que estão à sua volta é impulsionado”, ressalta Valdemir Cavalcante, gestor do Sebrae em Jacobina.

Para Ivone Gonçalves, do Sindicato dos Produtores Rurais de Valente, mobilizadora do Senar e aluna do Liderar o Futuro, a experiência com o curso está sendo inigualável. “Líderes que, como diamantes, quando se deparam com novas realidades percebem que podem melhorar, se lapidar. E hoje, ouvindo esses três líderes, tive a certeza que podemos chegar ainda mais longe e contagiarmos outras pessoas. Eles nos contagiaram com os seus brilhos”, disse entusiasmada.

Prioritário dentro do AgroNordeste, o Território de Jacobina foi escolhido para sediar o programa piloto Liderar o Futuro Rural, com execução em seis encontros presenciais, com duração de oito horas cada. A capacitação ainda conta com mentoria online e em grupo, material impresso e suporte. Ao todo, participam 28 pessoas, dentre elas veterinários, agrônomos, técnicos rurais, representantes de sindicatos rurais e empreendedores rurais.


Sobre o Liderar o Futuro Rural

Desenvolver líderes rurais conscientes e engajados com as causas do desenvolvimento das suas regiões e/ou municípios que gerem impactos positivos nos ambientes profissionais onde estão inseridos. Esse é o principal objetivo do Liderar o Futuro Rural.

O curso foca no desenvolvimento de competências essenciais, considerando quatro aspectos distintos e entrelaçados: a pessoa como líder, o líder se relacionando com os outros líderes, líderes orientados para resultados e líderes promovendo o engajamento. A formatura do Liderar o Futuro Rural acontece no dia 8 de abril, após o último encontro do curso.

Agência Sebrae de Notícias Bahia (ASN-BA)
Imagens - Igor Fagner / ASN-BA