As cidades de Jacobina e Ourolândia estão recebendo nesta semana uma equipe técnica da Adab - Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, onde, em um trabalho em conjunto com a gerente Vegetal do Território Piemonte da Diamantina, a engenheira agrônoma Michelle Teixeira, está realizando diversas ações no combate a Cochonilha do Carmim, uma espécie de praga que tem afetado as plantações de palmas na região.

De acordo com Michelle Teixeira, "a vinda do engenheiro agrônomo Albany Leite Lopes - coordenador estadual do Programa 'Cochonilha do Carmim na Palma' tem por objetivo promover uma verdadeira varredura nos dois municípios, como forma de identificar e erradicar esse tipo de praga. Estamos orientando produtores a se prevenirem e aos que já foram afetados, formas de controle do problema. Este é o papel da Adab" destacou a engenheira agrônoma.

A praga afeta a palma forrageira, importante elemento na alimentação animal em todo o nordeste na época de estiagem. A Cochonilha, ao atacar a planta, suga a seiva e injeta toxina que acabam matando o palmal e a única forma de controle para acabar com essa praga é o uso de variedades resistentes. Este trabalho tem como principal objetivo a prevenção. E a orientação que é dada aos produtores, é que comecem, mesmo sem a praga presente em suas propriedades, a plantar variedades de palma resistente.

Uma palestra sobre este tema será promovida nesta quinta-feira, às 9h na FENTEC OURO - Feira de Negócios e Tecnologias de Ourolândia, que ocorrerá no Parque de Exposições Abelino Correia de Melo, começando dia 17 e que segue com programações até domingo, dia 20.

Por Igor Fagner - Diário da Chapada
Seu portal de informações de áreas!