Inclusão escolar é um processo complexo que demanda custos, tempo, entretanto é um caminho que se faz caminhando.


Leis e marcos legais garantem o acesso à educação e ao direito à aprendizagem mas para além disso, é válido considerar que a diversidade de experiências, habilidades, contextos e capacidades entre estudantes é uma realidade que precisa ser contemplada através de práticas educacionais inclusivas, que se distanciem dos modelos padronizados ou que desrespeitem as realidades dos estudantes.

As crianças com deficiência ou necessidades educacionais especiais precisam estar em escolas regulares, vez que a segregação não pode ser vista como alternativa e um desafio parte da necessidade urgente de entendermos que as pessoas são diversas e possuem o direito de ser quem são, nos ambientes em comum. A Escola, além de perceber aquilo que a criança não garante, deve trabalhar para minimizar tais limitações bem como se dar conta do que aquela criança aprecia, do que ela pode conseguir, em quais áreas apresenta mais condições de avançar, potencializando assim suas habilidades e fazendo com que esse indivíduo se perceba potencialmente capaz.

Um aspecto importante e que vale ser ressaltado é o olhar do professor no processo avaliativo dessas crianças, considerando por exemplo que há variadas maneiras do aluno mostrar o que aprendeu. A avaliação pode ser também uma excelente oportunidade para o professor perceber o que poderia ter sido ensinado de outra maneira, pois se o aluno não aprende como está sendo ensinado, o papel do educador é buscar novas alternativas.

O acesso à educação é um direito inegociável, entretanto, para muito além dos marcos legais, incluir é também um ato humano de respeito e amor, onde reconhecemos toda diversidade como parte do mundo, da sociedade. Assim, além da garantia de acesso pleno, devem ser criadas condições de permanência e promoção do desenvolvimento e aprendizagem.

Sobre a colunista

Carla Cinara da Silva Luz, jacobinense, com graduação em Letras Vernáculas e especialização em Estudos Literários, é Neuropsicopedagoga, com formação em Atendimento Educacional Especializado e especialista em Educação Especial e Inclusiva, além de Psicóloga em formação .Atua como professora na rede municipal de Jacobina desde 2001. Você pode acompanhar a colunista pela sua rede social, clicando AQUI.

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