Na tarde desta sexta-feira (11), o prefeito de Jacobina, Tiago Dias, e o chefe de gabinete do Ipac, Ackermann Leal, assinaram termo de cooperação técnica entre as duas instituições para implantação do Museu Histórico de Jacobina.

Segundo o prefeito, a implantação do museu é um sonho antigo da população. “Sempre desejamos um museu aqui no município para preservação da cultura e da história de nossa cidade, e o Ipac é a maior referência para nos apoiar. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer ao diretor geral, João Carlos, por abraçar o nosso projeto”, disse o gestor.

Fátima Santos, diretora de Museus do Ipac, explicou que o instituto prestará assessoria técnica para a concepção e o consequente estabelecimento do conceito expográfico do acervo museológico. “Vamos trabalhar juntos para termos um museu histórico bem estruturado e que reflita a sociedade de Jacobina, a partir da preservação da sua cultura e da sua memória”, afirmou.

Parte do acervo do museu será composto por doações e, antes do ato da assinatura do termo de cooperação, a moradora Cidinha do Ó doou uma Espada de Aspirante a Oficial do Exército Brasileiro, pertencente ao seu pai Major Reformado Sebastião do Ó. Ele recebeu a espada em 1860, tratando-se, portanto, de uma relíquia familiar resguardada há mais de 60 anos.

“As pessoas jacobinenses envolvidas com a cultura e a arte sempre sonharam em ter um museu. Então, é emocionante presenciar esse momento de formalização da parceria que vai levar à concretização desse projeto. Agora vejo essa realidade cada vez mais perto e estou muito emocionada por isso”, disse a moradora.

Os próximos passos para colocar a implantação do museu em prática será a execução de um plano de trabalho elaborado pela Diretoria de Museus do Ipac e a Prefeitura de Jacobina.

Ascom - PMJ