O Diário da Chapada, dando continuidade à série de matérias em homenagem ao Mês da Mulher, traz hoje mais um exemplo de empoderamento feminino, desta vez, direto do povoado de Santa Cruz, em Mirangaba. 

A Associação Quilombola dos Produtores e Produtoras de Santa Cruz, além de diversas outras atividades, sedia um excelente projeto liderados por mulheres, denominado "Mulheres Quilombolas e o Baú da leitura", que foi criado em 2019, e envolve cerca de 30 componentes da comunidade.

De acordo com a voluntária Raiane Lima, responsável por promover algumas das capacitações para as mulheres, este projeto foi contemplado no fim de 2021 em um edital, para a construção de uma cozinha comunitária. "Fomos financiadas pelo Fundo Casa, que beneficiará de maneira direta 30 mulheres quilombolas. Estamos realizando cursos de capacitação e, em breve, colocaremos em prática o 'Delivery Quilombola' uma implantação que versa sobre economia solidária e empoderamento feminino, além do beneficiamento da matéria-prima local" contou.

Raiane pontuou ainda que, para o Baú da Leitura todas estão empenhadas na aquisição de mais livros e alguns móveis, também contemplados no financiamento do Fundo Casa. "Como a maioria das mulheres não tem com quem deixar os filhos, eles também vêm para o projeto e, enquanto elas passam por capacitações, outros voluntários vão cuidando das crianças e realizando sessões de leituras" destacou. 

Sobre a Associação e suas fontes de renda

Artesanato - A Associação Quilombola dos Produtores e Produtoras de Santa Cruz tem como uma das suas principais atividades a produção de artesanato, produtos estes que, são passados para outras gerações, por meio das próprias mulheres da comunidade. A produção de produtos artesanais advindos do Ouricuri e o crochê são os mais utilizados. 

Culinária - O coco Babaçu tem também o seu papel fundamental e tem sido, ao longo dos anos, um produto responsável por boa parte da fonte de renda daquelas famílias. Eles contam que, com a aquisição da Cozinha Comunitária, será possível dar maior visibilidade ao que é preparado com esse item. E, com o Delivery Quilombola haverá um maior escoamento, podendo assim, não só vender esse produto, mas vender uma história.    

O café, por sua vez, é uma outra matéria-prima com grande potencial do local. Tema de reportagens para a TV aberta, é um produto que também é falado com grande orgulho pelos moradores daquela região. É fácil perceber a satisfação dos agricultores e agricultoras ao mostrarem que participam de todo o processo, desde a plantação, cultivo, colheita, torra e moagem até a chegada do café na mesa dos consumidores.

E por todas as lutas e vitórias, é que hoje estamos dando destaque para essas mulheres que não medem espaço nem distancia para alcançarem seus espaços, seus direitos e suas conquistas! 

Mês da Mulher

O Diário da Chapada disponibiliza de um link denominado "Espaço Delas", com o objetivo de fazer com que o Mês da Mulher tenha 365 dias por ano. Portanto, se você tem uma boa história de empoderamento feminino para nos contar, entre em contato conosco, pois teremos a maior satisfação em mostrar suas lutas e conquistas!

Por Igor Fagner - Diário da Chapada
Seu portal de informações de áreas!