O Dia Internacional da Mulher da Jacobina Mineração/Yamana Gold serviu de mote para a realização de uma semana inteira de atividades. Entre os dias 07 e 11/03, as 157 mulheres da JMC foram engajadas e homenageadas com uma agenda de palestras, apresentações, entrega de brindes e um almoço especial. A programação contou, ainda, com a participação de moradoras de diversas comunidades do município de Jacobina.

A Semana da Mulher começou com a distribuição de camisas da campanha Mineração com M de Mulher e a realização de uma palestra motivacional com a coaching Fabiana Rolin. A liderança da empresa também discutiu a importância da diversidade e das mulheres na mineração, com Carolina Batista (diretora Jurídico Yamana Gold) e Sérgio Visconti (diretor sênior de RH Yamana Gold). Para fechar a programação com chave de ouro, a JMC recebeu a visita de 30 mulheres das comunidades de Itapicuru, Jaboticaba e Pontilhão, que puderam conhecer a atuação das mulheres da mineração.

"Foi muito gratificante participar desse dia, pois acompanhei de perto o trabalho de mulheres em áreas que antes eram destinadas somente aos homens. É muito incentivador ver mulheres quebrando tabus. Nos mostrou uma visão diferente do que podemos fazer", afirma Quésia Novaes da Silva, moradora da comunidade do Pontilhão. Para Geilza da Conceição Pereira, que trabalha na Yamana Gold há 8 anos e exerce a função de lubrificadora na área de manutenção, a iniciativa também foi motivo de celebração. “Por ser mulher, me sinto privilegiada, orgulhosa e agradecida por ter tido essa oportunidade”, ressalta.

A presença feminina na mineração vem crescendo ano após ano e a JMC vem contribuindo com este avanço por meio do programa Diversidade Feminina, criado para fortalecer e integrar constantemente as mulheres no processo de trabalho da mineração. “Quisemos dedicar uma semana especialmente para elas, que são tão importantes para nós e que desempenham suas funções de forma cuidadosa e dedicada. No final do ano passado chegamos a 11,5% do total de mulheres no quadro de contratação, é só um começo mas temos trabalhado para aumentar este número, não só na absorção do mercado de trabalho mas também na ocupação de cargos de liderança”, comenta Edvaldo Amaral, Gerente Geral da JMC.

Yamana Gold

A Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. No Brasil, a Yamana possui uma unidade, a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa.