As prefeituras de Cruz das Almas e Itabuna resolveram flexibilizar o uso de máscaras em ambientes abertos, a partir desta quarta-feira (30). As decisões das duas gestões foram publicadas em decretos municipais.

Em Cruz das Almas, a gestão justifica a medida pelo índice 77,5% de vacinados com pelo menos a segunda dose do imunizante contra a covid-19. A decisão é válida em ambientes abertos, públicos e privados, em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo.

A obrigatoriedade do uso de máscara está mantida em ambientes fechados, "principalmente quando dentro de qualquer forma de transporte público, individual ou coletivo, ou no interior de estabelecimentos abertos ao público", diz decreto municipal da cidade.

Já em Itabuna, o decreto deixa facultativo o uso de máscaras em ambientes abertos, mas mantém a obrigatoriedade em locais fechados, como transporte público.

O decreto municipal também possibilita a realização de eventos sem a obrigatoriedade do uso de máscaras, mas com a restrição de público de 10 mil pessoas e a exigência da comprovação da vacina pelo público, colaboradores e artistas.

Correio