No dia 28 de outubro de 2014, a rua Alice Barros de Figueiredo (rua da Maçonaria) passou a ter sentido único (Leader / Centro), fazendo parte do novo Plano de Circulação do Município de Jacobina, implantado pelo servidor Wagne Melkart, então diretor do Serviço Municipal de Tráfego e Transporte - SMTT.

No entanto, quase 8 anos passaram e, para muitos dos condutores, esta ação só tem validade no papel, pois na prática continua servindo de atalho para que não tenham que descer à Praça Rio Branco e seguir pela Orlando Oliveira Pires até chegarem ao bairro do Leader e adjacências. Uma decisão perigosa, pois em um dos trechos da via há uma curva, o que dificulta a visão dos que utilizam da forma correta.

A imagem que ilustra esta matéria traz o flagra feito por nossa equipe, quando um motociclista realizava a infração, mas para quem fica pouco tempo naquele local, poderá perceber que o ato é também praticado o tempo inteiro por condutores de carros. Em julho de 2020, o SMTT, já na direção de Walter Veloso, promoveu uma fiscalização naquela via, após diversas denúncias feitas por moradores, chegando na época, a apreender 04 motos e 01 carro, além de diversas outras notificações (veja). 

Fica o alerta para este órgão que, mesmo com o número reduzido de agentes efetivos, tem buscado dar o seu melhor em uma cidade em que o fluxo de veículos vem aumentando assustadoramente com o passar dos anos. É preciso que haja mais fiscalizações neste trecho, para que não tenhamos que registrar acidentes mais graves. 

Por Igor Fagner - Diário da Chapada
Seu portal de informações de áreas!