Ação busca alinhar, construir e validar as ações dos Atores de Desenvolvimento em 2022


Por Tamara Leal - O Sebrae em Jacobina realiza nesta quarta-feira (16), a partir das 9h, o Encontro de Atores de Desenvolvimento da região. A capacitação busca alinhar, construir e validar ações para 2022, com foco em políticas públicas para os pequenos negócios. Gratuito, o encontro acontece na unidade do Sebrae, que fica na Rua J.J. Seabra, 69 – Estação, em Jacobina.

A Rede de Atores é uma estratégia de políticas públicas construída a partir da ação dos agentes de desenvolvimento e das lideranças públicas focadas no tema.

Segundo o gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, além de integrar esses atores, a proposta é definir a programação da Rede, o cronograma de execução e as normas das atividades. O tema do encontro será “Liderança”.

“Vamos trabalhar os conceitos e a percepção que liderar é ser capaz de agir. Com planejamento, estratégias, mediação de conflitos, tomada de decisão, é possível imprimir o ritmo necessário para que a organização se desenvolva, tendo como pontos centrais o equilíbrio, tranquilidade e capacidade de influenciar a vontade coletiva”, ressaltou Ferreira.

Agentes de desenvolvimento e base regional

Capacitados pelo Sebrae para promoverem ações que visem o fortalecimento e desenvolvimento econômico, o agente de desenvolvimento é o articulador, mobilizador e peça fundamental na implantação da Lei Geral da Micro e Pequena em cada município.

O Sebrae em Jacobina compreende 32 municípios, sendo que 18 contam com Salas do Empreendedor, que prestam serviços de apoio e orientação aos empreendedores.

Cada Sala do Empreendedor conta com, pelo menos, um agente de desenvolvimento.

Esses equipamentos estão localizados nos municípios de Piritiba, Caém, Jacobina, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Várzea Nova, Miguel Calmon, Capim Grosso, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Pindobaçu, Ponto Novo, Senhor do Bonfim, Itiúba, Riachão do Jacuípe e São José do Jacuípe.

Estão previstas as inaugurações, ainda este ano, das Salas do Empreendedor em Jaguarari, Pilar e Capela do Alto Alegre.

Mais informações sobre as soluções da entidade podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação ou pelo telefone (74) 3621-4342. Os interessados também podem fazer contato com o Sebrae em Senhor do Bonfim, na Rua Benjamin Constant, 12, Centro, ou pelo telefone (74) 3541-3046.

Programação

09h – Abertura da Regional;
09:15 – Palestra de Políticas Públicas;
11h – Liderança: Uma nova visão de Liderança - Vídeo e bate-papo;
12h – Almoço;
13h – A Rede de Atores – O que é? Como participar?;
14h – As Estratégias da Rede;
15h – Um Bate-papo com o Escritório Regional;
17h – Encerramento.

Agência Sebrae de Notícias (ASN) Bahia: