Por Tamara Leal - Desenvolver líderes rurais conscientes e engajados com as causas do desenvolvimento das suas regiões e/ou municípios que gerem impactos positivos nos ambientes profissionais onde estão inseridos. Com esse propósito, o Sebrae Bahia, em parceria com o sistema Faeb/Senar, lançou na quinta-feira (3), no município de Jacobina, Centro-Norte do estado, o programa Liderar o Futuro Rural.

Prioritário dentro do AgroNordeste, o Território de Jacobina foi escolhido para sediar o programa piloto Liderar o Futuro Rural, que será executado em seis encontros presenciais, com duração de oito horas cada. A capacitação ainda conta com mentoria online e em grupo, material impresso e suporte. Ao todo, participam 28 pessoas, dentre elas veterinários, agrônomos, técnicos rurais, representantes de sindicatos rurais e empreendedores rurais. 


Para o gerente do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, é preciso buscar os melhores resultados nas ações voltadas ao campo. “Não podemos estagnar, precisamos de resultados práticos, palpáveis e um olhar especial para as cadeias produtivas. E o Liderar o Futuro Rural contribuirá para o engajamento, planejamento e bom relacionamento institucional destes atores”, acredita. 

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, explica que o Liderar o Futuro Rural é uma oportunidade imensa para que cada um possa ser protagonista da sua própria história. “Precisamos fazer a diferença no campo, a diferença na vida das pessoas e, para isso, sonhar é fundamental, mas é primordial que haja a mudança de comportamento e a busca por conhecimento, tecnologia e inovação. O Liderar o Futuro Rural dará instrumentos e irá sensibilizar os participantes, contudo a capacidade de mudar, ser protagonista, é de cada um”, ressalta. 

A solenidade de lançamento ocorreu de maneira presencial, no Espaço Colaborar, e contou com a participação de representantes do Sebrae, sistema Faeb/Senar, Prefeitura de Jacobina, Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), Sindicatos dos Produtores Rurais da região e dos participantes do curso. 

Sobre o Liderar o Futuro Rural 

O curso foca no desenvolvimento de competências essenciais, considerando quatro aspectos distintos e entrelaçados: a pessoa como líder, o líder se relacionando com os outros líderes, líderes orientados para resultados e líderes promovendo o engajamento. A formatura do Liderar o Futuro Rural acontece no dia 8 de abril, após o último encontro do curso. 

Imagens: Igor Fagner / Agência Sebrae de Notícias Bahia