A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, na última segunda-feira (21), cerca de 47 animais, entre suínos e bovinos, em situações completamente inadequadas em um caminhão boiadeiro, na altura do município de Seabra, a cerca de 466 km da capital baiana.

De acordo com o Canal Rural, inicialmente foram apenas solicitados os documentos do motorista e a documentação fiscal da carga, para a consulta no sistema da PRF.

O motorista, de 54 anos, informou que transportava bezerros e afirmou que não tinha a Guia de Transporte Animal, e que o destino final da carga era a cidade de Iraquara, em torno de 186 km de Oliveira dos Brejinhos, cidade onde os animais foram pegos. No procedimento de fiscalização os PRFs encontraram: Duas vacas, 12 bezerras, 29 bezerros e quatro porcos. Os animais estariam em condições irregulares, amontoadas, dentro do caminhão.


Ainda de acordo com a PRF, por conta da má condição de transporte, um suíno foi pisoteado por animais maiores, o que ocasionou a sua morte. Um bezerro também foi encontrado morto. Alguns animais também apresentavam cansaço aparente e desidratação.

Ainda de acordo com os agentes não foram apresentados quaisquer documentos legais dos animais, como notas fiscais, guia de transporte e comprovante de vacinação.

A situação onde os animais se encontravam se enquadrou no crime de maus tratos, previsto na Lei Ambiental, que prevê reclusão de dois a cinco anos, além de multa.

Em nota, a Polícia Civil se pronunciou afirmando que os porcos estavam no mesmo compartimento que os bovinos no qual, no qual estavam sendo pisoteados. Diversos suínos tinham ferimentos.

Confira a nota da Polícia Civil na Íntegra:

Policiais Rodoviários Federais apresentaram à Delegacia Territorial de Seabra, na segunda-feira (21), um homem que conduzia um caminhão boiadeiro pela BR-242, no trecho do km 408. No veículo, foram encontrados 41 bezerros e quatro porcos, todos sem comprovação de origem. Foi constatado que os porcos estavam no mesmo compartimento dos bovinos, em local no qual estavam sendo pisoteados. Os suínos tinham ferimentos. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus tratos contra animais.

BNews