Criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), o Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado nesta sexta-feira, 8, pretende ampliar o debate sobre o assunto, além de alertar para a importância do diagnóstico precoce. Neste ano, segundo a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Bahia terá mais de 32 mil novos casos da doença, sendo que 7.860 serão em Salvador.

Com base em um levantamento realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em 2020, o câncer de mama foi a terceira maior causa de morte entre as mulheres no estado, com 1.031 óbitos decorrentes da doença. A primeira e a segunda causas foram a Covid -19 e os problemas cardiovasculares.

Em relação ao Brasil, a estimativa do Inca é de 625 mil novos casos entre 2020 e 2022. Depois do câncer de pele não melanoma (177 mil casos novos), os mais incidentes, segundo a previsão, são os de mama e de próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil). Dentre os principais fatores de risco está a obesidade, que contribui para o desenvolvimento de 11 dos 19 tipos mais frequentes em todo o país.

Em entrevista ao Portal A TARDE, a oncologista Clarissa Mathias ressalta que é um equívoco associar o diagnóstico somente à predisposição genética, e alerta que “comportamentos não saudáveis como fumar, consumir bebidas alcoólicas, sedentarismo e manter dieta pobre em vegetais também aumentam o risco para a doença”.

Outro vilão é o cigarro, considerado um dos responsáveis pelo câncer de pulmão e de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim e bexiga, dentre outros.

Clarissa Mathias destaca ainda os riscos do cigarro eletrônico, que tem sido cada vez mais consumido pelos jovens no Brasil. “Nos últimos anos, conseguimos reduzir o consumo do cigarro normal no Brasil mas, agora, o cigarro eletrônico está sendo amplamente utilizado pelos mais jovens. É preciso alertar a população que esse tipo de dispositivo também possui substâncias tóxicas e pode ser bastante prejudicial à saúde”.

Ainda conforme o Inca, quase 1.200 novos casos de câncer de pulmão, traqueia e brônquio devem ser registrados na Bahia neste ano. Entre os tipos associados à alimentação inadequada, como o sobrepeso e a obesidade, chamam a atenção aqueles que elevam a produção de hormônios, pois estes podem danificar as células saudáveis e desencadear o surgimento de tumores malignos.

Hábitos saudáveis

Especialistas advertem para a importância de inserir práticas saudáveis no dia-a-dia, como manter o peso adequado; praticar atividade física regular e usar protetor solar. Hábitos como estes auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e ajudam na prevenção dos diversos tipos de câncer. Do outro lado, estão os alimentos que devem ser evitados, como os ultra processados, carne vermelha em exagero, açúcares e bebidas alcoólicas.

Segundo a oncologista, “ter hábitos saudáveis pode reduzir 30% dos casos de câncer, e é necessário a realização de exames de rotina para diminuir o risco de desenvolvimento de tumores cancerígenos'', explica.

Ao ser questionada sobre a relevância do avanço tecnológico da medicina para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes em tratamento oncológico, Clarissa Mathias enfatiza que “temos muitos motivos para celebrar, tendo em vista as contribuições das novas tecnologias, as cirurgias robóticas, os novos medicamentos, com destaque para a imunoterapia, que realmente mudou a vida de pacientes portadores de melanoma, câncer de pulmão e de bexiga”, disse.

Contudo, a especialista alerta para o atraso no diagnóstico da doença, como consequência da pandemia da Covid-19, fator que comprometeu expressivamente “a realização de exames de rastreamento”, além da indisponibilidade desses medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Tarde