Os Estados Unidos acreditam que a Ucrânia pode vencer a guerra contra a Rússia com “o equipamento e o apoio” adequados, disse o secretário de Defesa americano Lloyd Austin a repórteres nesta segunda-feira (25), em um local não revelado na Polônia, perto da fronteira ucraniana.

“Em termos de sua capacidade de vencer – o primeiro passo para vencer é acreditar que você pode vencer. Nós acreditamos que podem vencer, se tiverem o equipamento certo, o suporte certo, e faremos tudo o que pudermos e continuaremos a fazer tudo o que pudermos ”, disse o secretário a repórteres.

Austin e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, viajaram para Kiev neste domingo (24), onde se encontraram com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e outras autoridades ucranianas, tornando-os os funcionários de mais alto nível dos EUA a viajar para o país desde o início da invasão da Rússia.

Em Kiev, Blinken e Austin encontraram Zelensky, o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, e o ministro do Interior, Denys Monastyrsky, para uma reunião de cerca de 90 minutos, disse um alto funcionário do Departamento de Estado.

Além disso, os secretários discutiram as entregas da recente assistência militar dos EUA à Ucrânia, o treinamento contínuo para soldados ucranianos e a intenção do governo Biden de fornecer financiamento militar adicional para ajudar a transição da Ucrânia para sistemas com capacidade da Otan.

CNN Brasil