Após os atos antidemocráticos de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o planejamento de sua segurança para o próximo dia 7 de setembro com grande antecedência. A segurança da Corte Suprema trabalha com diversos cenários para o evento, que ocorrerá um mês antes das eleições de outubro. 

Em 2021, quando bolsonaristas começaram a ameaçar a segurança dos magistrados e anunciaram atos de violência, o STF trabalhou em parceria com a Polícia Militar do DF a fim de proteger sua estrutura. Vídeos que circulavam na internet falavam de depredar o prédio público e em “resistir” ocupando a Esplanada, em “luta pela liberdade”.

Para 2022, há vários planejamentos sendo feitos para situações específicas, como ameaças à segurança patrimonial ou à dos 11 ministros.

Para cada contingência esperada, há procedimentos pré-planejados. “A equipe faz exercício permanente e sistemático de ações especializadas para identificar, avaliar e acompanhar ameaças reais ou potenciais aos ativos do tribunal, orientadas para a produção e salvaguarda de conhecimentos necessários ao processo decisório no âmbito da segurança institucional”, afirmou o STF por meio de nota.

Bahia Noticias 
Com informações do Metrópoles