Uma educação inovadora deve estar associada ao uso e manejo de elementos no ambiente educacional.

Um exemplo é Incluir tecnologias educacionais como ferramenta para despertar o interesse do aluno, facilitando o aprendizado, sendo possível personalizar o ensino, auxiliando na comunicação e ampliando a visão do aluno diante do mundo contemporâneo.

Outro elemento importante é buscar favorecer o protagonismo do estudante, que passa a ser corresponsável pelo seu aprendizado. Os métodos ativos de ensino-aprendizagem contemplam diferentes estratégias, englobando práticas em sala de aula, estimulando maior responsabilidade e compromisso do estudante na construção do próprio saber, reforçando a importância do aluno, valorizando os saberes que eles trazem.

É válido também considerar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, preparando os estudantes para lidar com suas emoções, sentimentos, comportamentos e dos seus pares, contribuindo para a formação pessoal, estudantil e profissional. Os benefícios são significativos no convívio escolar e para além dele, preparando esses sujeitos para as diferentes situações na escola e nos outros contextos da sociedade.

Importante ressaltar que uma educação inovadora precisa contemplar a abordagem de práticas pedagógicas inclusivas, o que beneficia todos os envolvidos no processo educacional e contribuindo para uma educação ativa, transformadora e significativa.

Sobre a colunista

Carla Cinara da Silva Luz, jacobinense, com graduação em Letras Vernáculas e especialização em Estudos Literários, é Neuropsicopedagoga, com formação em Atendimento Educacional Especializado e especialista em Educação Especial e Inclusiva, além de Psicóloga em formação .Atua como professora na rede municipal de Jacobina desde 2001. Você pode acompanhar a colunista pela sua rede social, clicando AQUI.

Diário da Chapada - Seu portal de informações de áreas!
Nos siga pelas redes sociais INSTAGRAM e FACEBOOK