Sendo a comunicação um elemento fundamental para um relacionamento saudável entre professores e alunos, torna-se fundamental que os educadores adotem medidas que criem e fortaleçam vínculos e gerem confiança, o que passará a ser também um motivador para a construção do conhecimento, potencializando a aprendizagem.

A escuta ativa gera uma conexão profunda e um diálogo eficiente, estabelecendo uma comunicação empática, transparente, eficaz e produtiva, pautada na compreensão e no acolhimento, considerando ainda que a instituição escolar é um dos principais ambientes sociais do estudante, onde eles precisam ter uma formação integral que auxilie na compreensão de si mesmo e no modo de lidar melhor com as etapas da vida.

Utilizar o tom de voz adequado também gera uma comunicação mais eficiente no contexto escolar. A intensidade, quando utilizada de forma adequada, é um elemento de grande influência no processo comunicativo em sala de aula.

O afeto é outro fator que pode facilitar a compreensão no processo comunicativo entre professores e alunos. A didática fortalecida pela afetividade incentiva a aprendizagem, além de proporcionar um ambiente escolar mais agradável. Assim, o indivíduo aprenderá também através de emoções, sentimentos e experiências promovidas nessa interação.

No contexto escolar, a relação comunicativa entre professor e aluno, quando assertiva, auxilia na promoção do sucesso nos processos de ensino e aprendizagem, o que exige engajamento de ambas partes, exercitando hábitos, desenvolvendo atitudes. Desse modo, a depender de sua aplicabilidade, a comunicação enquanto base dessa relação, será promotora de impacto positivo ou negativo na Educação.

Sobre a colunista

Carla Cinara da Silva Luz, jacobinense, com graduação em Letras Vernáculas e especialização em Estudos Literários, é Neuropsicopedagoga, com formação em Atendimento Educacional Especializado e especialista em Educação Especial e Inclusiva, além de Psicóloga em formação .Atua como professora na rede municipal de Jacobina desde 2001. Você pode acompanhar a colunista pela sua rede social, clicando AQUI.

Diário da Chapada - Seu portal de informações de áreas!
Nos siga pelas redes sociais INSTAGRAM e FACEBOOK