Genuinamente baiano, programa piloto formou 25 pessoas de seis municípios do Centro-Norte


Por Tamara Leal - Mais de 100 pessoas prestigiaram o encerramento da turma piloto do Liderar o Futuro Rural, em Jacobina, Centro-Norte do estado. A cerimônia ocorreu na noite da última sexta-feira (8), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), e marcou a formatura de 25 pessoas dos municípios de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Miguel Calmon, Baixa Grande, Valente e Jacobina.

Genuinamente baiano, o programa integra o AgroNordeste, realizado pelo Sebrae, em parceria com o sistema Faeb/Senar. O objetivo do curso é desenvolver líderes rurais ou potenciais líderes conscientes e engajados com as causas do campo.

Durante o evento, o público conheceu seis projetos desenvolvidos pelos formandos, com foco na melhoria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo. Ministrado pelo professor Jozelito Ribeiro, a metodologia foi aplicada durante seis encontros presenciais, duas palestras e contou, ainda, com mentoria online e em grupo, material impresso e suporte.

Para o técnico do Sebrae em Jacobina, Valdemir Cavalcante de Matos, responsável pelo programa AgroNordeste, “o Liderar o Futuro Rural traz uma nova perspectiva das Lideranças, com foco no indivíduo e no ambiente onde se inserem os empreendimentos rurais. A turma piloto em Jacobina foi um sucesso de participação e aprovação por parte dos alunos, líderes rurais”.

A supervisora do Senar, Kátia Amoedo, responsável pelo AgroNordeste na região do Sisal, participou do curso e falou da experiência. “Apesar da distância, o conteúdo, o propósito, a turma e o professor, foram nossos incentivos a cada encontro. O curso foi de grande valia para minha vida pessoal e profissional. Atuo na supervisão de 15 técnicos e o aprendizado ajudou a me reconhecer como líder, o que vai aprimorar o meu trabalho com a equipe”, pontuou.

Amoedo ainda explicou que, por meio do Liderar o Futuro Rural, um sonho de mais de três anos será colocado em prática no município de Valente. “Desenvolvemos, durante o curso, o projeto social ‘Abraçando a Apae’, que visa implantar uma horta. Durante a nossa formatura, apresentamos o projeto e já tivemos contato de parceiros interessados em apadrinhar a ideia”, ressaltou.

Participaram da solenidade o gerente do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, o representante do Sistema Faeb/Senar, Adauto Liberato, representando a prefeitura local, Flávio Mesquita Junior, o presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Cruz, a presidente da Acija, Neide Vieira, representantes de sindicatos dos produtores rurais da região e de entidades parceiras, familiares e amigos dos formandos.

O Liderar o Futuro Rural teve como parceiros a Acija, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato Patronal de Jacobina e Região (Sindpat), a Prefeitura de Jacobina e o Espaço Colaborar.

Liderar o Futuro Rural

O curso foca no desenvolvimento de competências essenciais, considerando quatro aspectos distintos e entrelaçados: a pessoa como líder, o líder se relacionando com os outros líderes, líderes orientados para resultados e líderes promovendo o engajamento.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
Imagens: Igor Fagner / Agência Sebrae de Notícias Bahia