O piloto Artem Sveriukhin, de 15 anos, fez um gesto nazista no pódio após vencer a primeira prova do Campeonato Europeu de Karting na categoria OK-Junior (dos 11 aos 15 anos), em Portimão, no Algarve, em Portugal. O jovem nasceu na Rússia, mas por conta das sanções da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ao país, corre representando a bandeira da Itália.

Após vencer a prova, durante o hino da Itália, Sveriukhin estendeu o braço direito e fez uma típica saudação nazista. Logo após o ato, ele gargalhou


O gesto foi utilizado durante o regime de Benito Mussolini, que governou a Itália de 1922 a 1943. Os romanos usavam como cortesia militar e virou símbolo do fascismo. Na Alemanha, Adolf Hitler incorporou a saudação como gesto do partido nazista.

Por meio de nota, a FIA anunciou que está investigando a conduta 'inaceitável' do piloto, mas ainda não apontou quais são as possíveis punições.

"A FIA confirma que lançou uma investigação imediata sobre a conduta inaceitável do senhor Artem Severiukhin, realizada na cerimônia do pódio da 1ª etapa de 2022 do campeonato europeu de kart, realizado em Portimão. A FIA comunicará em breve os próximos passos nesse caso", disse a FIA, em comunicado.

A Tarde