Um evento voltado para celebrar a criatividade em todo o mundo. Na capital baiana, o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) acontece a partir desta quarta-feira (20), às 17h, no Doca 1 e no Hub Salvador, ambos no Comércio. Na programação, eventos culturais e talk shows, além de música e dança, até sexta-feira (22).

Em Salvador, o evento conta com o apoio institucional da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur). De acordo com a secretária da Semdec, Mila Paes, o evento é um marco no desenvolvimento da economia criativa em Salvador.

“A capital baiana respira criatividade, cultura, ousadia, ritmos e sensibilidade. Possui o espaço e o coração abertos para se tornar a capital criativa do Mundo. Sem dúvida, é um grande passo na retomada da alegria e de grandes eventos, no desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”, declara Mila.

Segundo Lucas Costa, coordenador do evento no país, o festival é um grande polo de visibilidade, com programação em todas as 130 cidades que fazem parte do evento ao redor do mundo, celebrando o Dia Mundial da Criatividade, estabelecido pela ONU em 21 de abril. No Brasil 92 cidades participam da iniciativa.

Economia criativa – O coordenador conta que a escolha de Salvador como sede surgiu através da figura de primeira capital do Brasil, por tudo que a criatividade representa para os baianos e o que a Bahia representa para o Brasil e para o mundo. “Salvador tem um valor simbólico para a cultura brasileira muito importante e tem feito um trabalho de valorização da economia criativa, que é importante para a nossa organização”, destacou Costa.

Ele afirmou ainda que o apoio do Município é uma demonstração real de estímulo à economia criativa e valorização da criatividade como geração de renda, principalmente depois da pandemia, para reativar o turismo e os negócios. “Mostra que a Prefeitura acredita na criatividade como motor de desenvolvimento econômico, além de posicionar Salvador como capital mundial da criatividade e projetar os talentos e os negócios que nascem na cidade para o mundo”.

A expectativa em Salvador é receber 5 mil pessoas nos três dias de evento. Quatro recortes guiam a estrutura da programação: emoções, aprendizagem, diversidade e sustentabilidade. São diretrizes inspiradas no tema “Celebrar a Vida”, evidenciando a necessidade de estimular a energia criativa, capacidade de transformação e a alegria, após dois anos de pandemia.

A programação completa e a inscrição, totalmente gratuita, podem ser conferidas no site www.worldcreativityday.com/brazil/salvador/activities. É necessário agendar vaga para cada atividade individualmente.

informe Baiano