O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou neste sábado a assinatura de um decreto que desobriga o uso de máscara em locais abertos. O Diário da Chapada recentemente disponibilizou no Instagram uma enquete, onde seus seguidores puderam dizer se estavam ou não seguros em andar nas ruas sem a máscara, principal proteção contra a Covid-19. 

65% dos participantes se mostraram inseguros e preferem continuar usando máscara. Confira abaixo algumas das justificativas:

"Não me sinto ainda segura pois foi muito tempo com máscaras e de certa forma, é uma segurança ainda, principalmente agora que praticamente quando se positiva ficamos assintomáticos, devido a vacina (graças a Deus). Mas a máscara se tornou uma proteção além do COVID, mas também de gripes, etc" explicou Nathaly Moraes. 

"Como sentir-se seguro sem a máscara, se ainda temos um vírus de ALTA CONTAMINAÇÃO circulando entre nós. Precisamos rever as políticas sanitárias ( já abandonadas por parte da população). Repensar as medidas de convívio social, tipo festas. Porque se tivermos mais um surto, meu Deus, será um caos. Além de que ainda existem várias pessoas não vacinadas" Contou o professor Paulino. 

Fazendo parte dos 35% dos que se sentem seguros com a retirada da máscara está a Rafa Oliveira que justifica dizendo que "sinto segura hoje, pelo fato de já está vacinada, eu e toda minha família e pelo fato de as crianças também já estarem, creio eu que as pessoas que não se vacinaram ainda, é por opção, me sinto hoje mais segura, em saber que a população já se encontra praticamente fora de 'perigo'." Destacou. 

"Me sinto seguro pois acredito na ciência, acredito que as vacinas salvam vidas e também acredito que com o avanço da vacinação a doença já está se estabilizando, além da hipocrisia de que pra ir pra todos os ambientes preciso de máscara e pra festas é liberado. 

Então por conta da flexibilização de algumas medidas passo a ver a estabilização dos caso e acredito que não afetará mais o não uso de máscaras" justificou José Carlos. 

Por sua vez, Wilson contou que se sente seguro em nao usar a máscara, "pelo motivo da redução dos casos na cidade que resido, Porto Seguro-BA, e por estar com as três doses da vacina. Por morar em uma cidade turística, e de grande circulação de pessoas meu sentimento deveria ser o de usar, mas com todos esses fatos acima mencionados, afirmo mais uma vez que me sinto seguro em nao usar. Em relação ao uso das máscaras, acredito que as pessoas se conscientizem e as usem quando estiverem com problemas respiratórios para proteger as pessoas da comunidade que vivem". 

E como poderá ser visto no vídeo, o Diário também foi às ruas ouvir o povo e as opiniões também se dividem, confira. 

Por Igor Fagner - Diário da Chapada 
Com imagens de Iuri Davi