Nesta quarta-feira, 25, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica (IBGE) divulgou a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Orientação sexual autoidentificada da população adulta, em que coletou dados de como os brasileiros se identificam. Esta é a primeira vez que esse dado é coletado entre a população brasileira e, na avaliação do instituto, ainda pode estar subnotificado.

A pesquisa discriminou dados específicos também dos estados e apontou que em 2019, ano que os dados foram coletados, na Bahia, 1,8% da população de 18 anos ou mais de idade se autoidentificou como homossexual (lésbica ou gay) ou bissexual, o que representava 204 mil pessoas, de um total de 11,155 milhões nesse grupo etário.

A proporção de autoidentificados como homossexuais ou bissexuais no estado foi igual à verificada no país como um todo (1,8%), onde 2,920 milhões de pessoas informaram essas orientações sexuais – de um total de 159,171 milhões de adultos.

Entre as unidades da Federação, a Bahia tinha, empatada com Alagoas e Rio Grande do Norte, a 6ª maior proporção de homossexuais ou bissexuais (1,8%). Distrito Federal (2,9%) e Amapá (2,8%) apresentavam os maiores percentuais, em seguida vinham Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas (cada um com 2,3%). Por outro lado, Tocantins (0,6%) e Pernambuco (1,0%) registraram os menores percentuais. Em seguida vinham Goiás e Ceará (com 1,2% cada um).

De acordo com o IBGE, 1uando se arredondam os números para uma casa decimal, muitos estados tiveram as mesmas proporções. Além disso, como os percentuais foram muito baixos, não há diferença estatística significativa entre quase todos eles.

Dados de Salvador

A proporção da população de 18 anos ou mais que se declarou homossexual ou bissexual em Salvador (1,5%) foi menor do que na Bahia como um todo (1,8%) e no Brasil (1,8%), representando 35 mil pessoas. Foi também a menor proporção entre as capitais, empatada com a verificada em Fortaleza.

Porto Alegre/RS (5,1%), Natal/RN (4,0%) e Macapá/AP (3,9%) registraram as maiores proporções de pessoas de 18 anos ou mais que se identificaram como homossexuais ou bissexuais.

Assim como ocorreu entre os estados, muitas capitais apresentaram as mesmas proporções, e praticamente não houve diferença estatisticamente significativa entre elas, exceto nos extremos.

Embora fosse a 4ª capital com maior número total de pessoas de 18 anos ou mais de idade (2,287 milhões), Salvador tinha apenas a 8ª maior população autoidentificada como homossexual ou bissexual (35 mil).

Nesse quesito, além de estar abaixo de São Paulo/SP (303 mil), Rio de Janeiro/RJ (158 mil) e Brasília/DF (66 mil), também ficava aquém de Belo Horizonte/MG (68 mil), Porto Alegre/RS (60 mil), Manaus/AM (56 mil) e Curitiba/PR (26 mil).

A Tarde