Em operação das forças de Segurança Pública da Bahia nesta segunda-feira, 9, dois suspeitos de participarem das mortes de policiais militares no último final de semana foram mortos e outros dois ficaram feridos. Mais cedo, o governador Rui Costa (PT) afirmou ter autorizado uso de "força máxima" para encontrar os criminosos.

A informação foi compartilhada pelo comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, em entrevista coletiva no início da tarde desta segunda. “Foram quatro resistentes, dois foram socorridos e algumas prisões estão em andamento agora. Continua a operação e nós vamos até o final”, afirmou o militar.

"Tivemos o estado da Bahia atacado por marginais que atentaram contra a vida de três defensores da sociedade. Imediatamente nós reagimos com uma operação montada com inteligência e a tropa ostensiva, colocando todos os recursos disponíveis. E vamos continuar até alcançarmos todos os algozes", acrescentou Coutinho.

No final da noite de sábado, 7, o policial militar Alexandre Menezes foi morto com um tiro de fuzil após ser atingido na cabeça durante uma troca de tiros com homens armados no bairro de Águas Claras, em Salvador. Ele estava com o seu parceiro em rondas na região quando foram surpreendidos.

No dia seguinte, mais dois policiais militares foram mortos após retornarem do enterro de Alexandre Menezes. As mortes aconteceram na localidade da Invasão da Independência, no bairro de Cajazeiras. Os PMs mortos foram identificados como Shanderson Lopes Ferreira e Victor Vieira Ferreira Cruz.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que "que todas as forças de segurança estão atuando em conjunto para elucidar, identificar e capturar todos os envolvidos nas mortes de três policiais militares". Ainda de acordo com a secretaria, as famílias estão recebendo assistência da instituição.

A Tarde