Desde a madrugada desta segunda-feira (30.05), a Av. Luiz Alberto Dourado de Carvalho, principal via de acesso aos bairros Lagoinha, Jacobina III, Jacobina IV, Morado do Sol, Alexandre Sinfrônio, Novo Amanhecer e aos conjuntos habitacionais Lagoa Dourada e Cidade do Ouro, está fechada, provocando um grande congestionamento de veículos, que estão parados à espera de uma solução para o impasse entre lideranças comunitárias e a Prefeitura de Jacobina.

Os líderes comunitários justificam que o bloqueio da avenida só aconteceu após inúmeras tentativas de encontrar uma solução para a recuperação da via junto ao prefeito Tiago Dias (PC do B), sem, no entanto, obter uma posição da gestão municipal, que no ano passado chegou a assinar uma ordem de serviço para a revitalização total da referia avenida, porém, a obra nunca saiu do papel.

A falta de manutenção da Av. Luiz Alberto Dourado de Carvalho vem causando inúmeros transtornos para os moradores dos bairros que estão diretamente ligados por essa via, além de inúmeros acidentes, inclusive com vítimas fatais.

O descaso da gestão municipal também prejudica a economia do município, porque a maior empresa de Jacobina, a Yamana Gold, utiliza diariamente a Av. Luiz Alberto como rota principal para o transporte dos seus funcionários e insumos utilizados na mina.

Somente de Contribuição Financeira pela Exploração Mineral – CFEM -, a Yamana Gold destina mais de dois milhões de reais mensal aos cofres da Prefeitura de Jacobina, porém, por falta de prioridade e zelo com o dinheiro público, o Município não tem dado a devida contrapartida, ou seja, oferecendo ao menos condições de trafegabilidade por onde passa a sua principal riqueza material, o ouro.

Além da Yamana Gold, várias outras empresas instaladas nesse perímetro estão sendo castigadas com a precariedade da Av. Luiz Alberto, enfrentando resistência de fornecedores que se abstém de fazer entregas em protesto contra os prejuízos sofridos, com a perda de pneus e outros danos mecânicos.

Por diversas vezes, lideranças comunitárias que representam os bairros afetados alertaram sobre a possibilidade de bloqueio da via, numa tentativa de sensibilizar a gestão municipal, porém, sem êxito.

Hoje, diante da inoperância do Poder Público, os líderes comunitários, com o apoio dos moradores, fecharam a Av. Luiz Aberto de Carvalho.

Agora, diante da manifestação popular, espera-se mais sensibilidade do prefeito Tiago Dias, para que medidas urgentes sejam tomadas, evitando mais sofrimento, inclusive a perda de vidas humanas.

Fonte: Jacobina 24h