Destaque pela expressiva produção de derivados do cacau, e a primeira vez presente na Bahia Farm Show, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul, registrou resultados significativos com a inserção no evento. O equipamento do governo do estado contou com a Casa do Chocolate para mostrar a vasta produção do segmento cacaueiro durante o evento, entre os dias 31 de maio e 4 de junho.

“A Bahia Farm Show, sem dúvida alguma, foi uma oportunidade incrível para firmarmos parcerias e ampliar nossa rede de contatos contribuindo para a expansão dos negócios econômicos solidários de empreendimentos do Litoral Sul e, ao mesmo tempo, contribuir com o escoamento de produtos, já que tivemos um fluxo intenso de consumidores na Casa do Chocolate”, conclui o coordenador geral no Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes.

A Casa do Chocolate reuniu mais de 30 marcas de chocolates no espaço reservado ao setor, incluindo empreendimentos do Litoral Sul e de outras regiões do estado, o que evidencia o potencial do segmento que vem se profissionalizando, sobretudo, com o apoio do Cesol que vai desde formações de boas práticas até o desenvolvimento de rótulos com um trabalho especializado de design e comunicação.

A iniciativa foi da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa).

O Cesol Litoral Sul é um dos 15 equipamentos de política pública da Setre que promove a sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários por meio de assistência técnica socioprodutiva valorizando o conhecimento e as potencialidades locais para que grupos, associações e cooperativas tenham a capacidade de organização na perspectiva da autogestão pautada nos princípios da economia solidária e cooperativismo.

A Tarde