Festas tradicionais aconteceram em junho e acontecerão até meados de julho na região de Jacobina e muitos foram os jacobinenses que percorreram diversas praças de eventos.

É muito bom podermos organizar uma festa sem precisar causar transtorno a quem precisa ir e vir, não é mesmo? Assim aconteceu no belíssimo Arraiá de Santo Antônio promovido pela Prefeitura de Jacobina: um espaço específico, uma estrutura ideal e uma organização de qualidade (parabéns).

Mas logo voltamos à realidade, quando foi realizado o Arraiá do Comércio na Praça Rio Branco. Uma importante via de circulação fechada por uma semana (contando tempo de montagem e desmontagem), gerando grandes transtornos para a cidade em horários de pico. Vale destacar que o intuito deste texto não é o de desqualificar os eventos que são realizados ali, mas sim mostrar o quão nossa cidade necessita, e há muitos anos, de um espaço apropriado para tal.

De acordo com dados colhidos pelo Diário da Chapada com o Serviço Municipal de Tráfego e Transportes - SMTT, Jacobina possui atualmente cerca de 35 mil veículos circulando, entre carros, motos, ônibus, entre outros.

Com as alterações no trânsito iniciadas na gestão Rui Macedo e o fechamento da Afonso Costa com Luciano Pinheiro, o bloqueio da Praça Rio Branco para eventos, faz com que o deslocamento do centro até o outro lado do rio se torne uma verdadeira jornada. E não podemos nos dar a esse luxo, uma vez que a gasolina esteja em mais de R$ 8. O que acaba provocando infrações de trânsito em uma rua acima da praça em questão, a qual é utilizada em contramão.

E, sem entrar no mérito do direito de ir e vir e o desaparecimento do consumidor do centro comercial, lembramos que Jacobina deve elevar sua idade de 142 para 300 anos, e assim, elevaremos também nossas responsabilidades de deixá-la realmente com a faixa etária de grandes cidades, com pensamentos macros e ações de desenvolvimento que façam jus ao tempo de existência.

Por Igor Fagner - Diário da Chapada
Seu portal de informações de áreas!