A Fifa anunciou nesta sexta-feira, 10, a conclusão processo instaurado contra a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) pela escalação do lateral-direito Byron Castillo em partidas das últimas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo. A decisão é de que não foram comprovadas irregularidades e a seleção do Equador manterá os seus pontos na competição, e consequentemente, sua vaga na Copa do Mundo.

"Depois de analisar as alegações de todas as partes interessadas e considerar todos os elementos apresentados, o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu encerrar o processo instaurado contra a FEF", afirmou a Fifa.

Em maio, a Federação Chilena de Futebol (ANFP) entrou com uma ação junto à Comissão de Disciplina da Fifa para assumir a vaga do Equador na Copa do Mundo de 2022. A investigação através de processo durou cerca de um mês até a Fifa tomar uma decisão favorável aos equatorianos.

Apesar disso, cabe recurso à decisão no Comitê de Apelação da Fifa, e a ANFP promete recorrer.

A denúncia

De acordo com o a ANFP, Byron Castillo usou uma certidão de nascimento falsa, com falsa declaração de idade e falsa nacionalidade. "Entendemos, com base em todas as informações e documentos compilados, que os feitos são demasiado graves e devem ser investigados a fundo pela Fifa. Existem inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, no dia 25 de julho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Plavas", afirmou em nota.

Na denúncia, o Chile pediu que o Equador perca os pontos dos oito jogos das Eliminatórias Sul-Americanas que Castillo participou e que os adversários ganhem três pontos. Isso levaria a seleção chilena à Copa do Mundo de 2022, que será disputada no final do ano no Catar.

O pedido da ANFP para que os adversários ganhem os pontos é o que garantiria a sua seleção na Copa do Mundo. Isso porque o Chile terminou apenas na sétima posição, com 19 pontos, enquanto o Equador foi o quarto, com 26. Peru e Colômbia, que terminaram respectivamente em quarto e quinto lugar, não ganhariam pontos por não terem enfrentado o Equador com a presença do lateral.

A Tarde