Nesta quinta-feira, 9, para comemorar os 157 anos da Batalha Naval do Riachuelo, a Marinha realizou uma cerimônia militar no Forte de Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), no período da manhã. Na ocasião, foi lida a mensagem presidencial sobre a data e foi concedida condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a personalidades e autoridades civis e militares, além de salva de tiros disparados pela Corveta “Caboclo”.

Navios subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval ficaram nas imediações do Farol da Barra, e, no largo do Farol da Barra, aconteceu uma exposição na qual reuniu equipamentos, armamentos, réplicas, material de sinalização náutica, informações sobre segurança aquaviária e como ingressar na Marinha.

Batalha Naval do Riachuelo

Considerada pelos historiadores como a Batalha Decisiva da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a Batalha Naval do Riachuelo ocorreu na manhã do dia 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do Rio Paraná, próximo à cidade de Corrientes na Argentina.

No episódio, a Esquadra Brasileira, liderada pelo Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, travou uma intensa luta contra as forças oponentes. A resistência brasileira foi heroica: no combate, diversos brasileiros lutaram até a morte, dentre eles o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Imperial-Marinheiro Marcílio Dias.

Até aquela data, as forças da Tríplice Aliança não detinham a iniciativa na guerra. Com a vitória naquela Batalha, o Brasil assumiu o protagonismo no conflito, bloqueando a navegação adversária e possibilitando aos aliados o acesso aos rios que formavam as principais artérias do teatro de operações de guerra. Riachuelo representou a primeira grande vitória da Tríplice Aliança no maior conflito armado já ocorrido na América do Sul, sendo até hoje bastante lembrada e justamente comemorada.

A Tarde