Pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues comentou as acusações contra a Fundação Dr. Jesus, criada pelo deputado federal Sargento Isidório (Avante) e alvo de reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, que denunciou maus tratos contra internos em suas dependências.

A denúncia trouxe casos de maus-tratos como castigos físicos, racionamento de comida, segregação e repressão sexual e doutrinação religiosa interferindo nos cuidados médicos. Isidório ainda aparece dando declarações associando pessoas transgênero a práticas diabólicas.

“Você deixou o diabo lhe enganar. Você deixou o médico cortar seu pé de sofá. Ela só pensa que tem bilau. O diabo diz ao homem que ele pode ser mulher, aí ele se veste todo, bota silicone”, afirma em vídeo.

Ex-secretário de educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues afirmou confiar piamente em Isidório. “O que tiver que ser feito, que se faça, que se apure. É uma instituição privada e o governador Rui Costa desde 2015 quando destina recursos, destina com o compromisso, com o projeto, e nós não pactuamos com qualquer inverdade que possa fazer mau uso do recurso público e nós confiamos, piamente, no Sargento Isidório. Fica a nossa solidariedade”, disse Jerônimo durante evento do Programa de Governo Participativo na última segunda-feira (20).

Sozinha, a Fundação Dr. Jesus vai receber R$56 milhões do governo do Estado até o ano de 2024, fruto de recursos oriundos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O orçamento está previsto dentro do programa de Assistência Social e Garantia de Direito.

Isidório é um poderoso aliado político do PT na Bahia. Ele foi o deputado federal mais votado do estado nas últimas eleições, com um total 323.264 votos e é nome forte para continuar na Câmara até 2026.

BNews