Há dois jogos sem vencer, o Vitória não vive o seu melhor momento na Série C do Campeonato Brasileiro. Com um apenas um ponto somado nas últimas duas rodadas – derrota para o Volta Redonda (2-1) e empate como Atlético-CE (1-1), o Rubro-Negro viu a distância para o G8 aumentar para cinco pontos. E, pior do que isso, viu a ‘gordura’ para a zona de rebaixamento cair para apenas um ponto.

Com 11 pontos conquistados, o Leão recebe hoje, às 17h, no Barradão, o Botafogo-SP, em partida válida pela 11ª rodada. E, mais uma vez, o Vitória terá um confronto direto na competição, já que a equipe paulista tem os mesmo onze pontos e está logo atrás, perdendo apenas no saldo de gols (0 a -3). No último duelo direto, com o Voltaço, acabou derrotado dentro de casa.

Dessa vez, o time baiano não pode se dar ao luxo de mais um tropeço, pois um novo revés, além de deixar o clube ainda mais distante da zona de classificação, pode colocar, ao término da rodada, o Rubro-Negro no temido Z4.

Além da pressão pela conquista dos três pontos, o técnico Fabiano Soares precisa recuperar a autoestima e acalmar os ânimos do elenco. Ou seja, botar ordem na casa. Isso porque na última partida, no empate com o Atlético-CE, em Fortaleza, alguns jogadores e integrantes da comissão técnica mostraram ‘destempero’ e desequilíbrio emocional ao fim do duelo.

Na ocasião, o meia Eduardo, o zagueiro Mateus Moraes e o auxiliar técnico Ricardo Amadeu se envolveram numa confusão e trocaram socos e pontapés com o jogador Yan, do time cearense.

Isso, inclusive, já terá prejuízo imediato, já que os dois atletas terão de cumprir suspensão automática hoje e, após o julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), poderão pegar um gancho ainda maior.

"A gente sabe que tem totais condições de buscar nossos objetivos. Agora é manter os nervos mais tranquilos para fazer um bom jogo", comentou o atacante Rafinha.

Desfalques

Além de ter perdido Eduardo, Mateus Moraes, Léo Gomes, Alemão e João Pedro por suspensão, Fabiano Soares segue sem poder contar com Alan Santos, Guilherme Lazaroni e Gustavo Blanco, que se recuperaram de suas respectivas lesões, o treinador também não pode mais contar com Guilherme Queiroz, dispensado, e Alisson Farias, afastado por problemas disciplinares. Esse último, já foi, inclusive, comunicado de que não terá o contrato, que acaba ao fim deste mês, renovado.

Com isso, o técnico deve recorrer a atletas da base. Uma possibilidade citada pelo próprio Fabiano Soares é o garoto Figueiredo, de 20 anos.

“Figueiredo e outros podem ter chance. Tenho acompanhado. Eles estão fazendo um grande campeonato no sub-20", falou o técnico.

Já para a vaga de Eduardo, a briga está entre Foguinho e Alan Pedro. A vaga de Alemão deve na lateral direita deve ser ocupada por Iury. Além disso, Fabiano pode promover a estreia do atacante Rodrigão, que foi expulso no banco de reservas na derrota para o Volta Redonda.

A Tarde