O clássico largo localizado no bairro Cosme Velho, no Rio de Janeiro, onde viveu Machado de Assis, ganhou uma nova cara este ano. Em um projeto de interiores assinado por Mila Strauss e Marcos Caldeira, arquitetos do escritório MM18, a dupla transformou o endereço em um hotel com conceito open house.

Com o nome de Jo&Joe Rio de Janeiro, o local tem 4.157 m² e conta com 320 camas em 80 quartos e apartamentos. O local, tombado como Patrimônio Histórico do Estado Carioca, passou por um minucioso trabalho de restauro que contou com a supervisão do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

Mantendo algumas características originais do Largo, a fachada, a escada em caracóis, o piso, azulejos e outros elementos foram mantidos e restaurados pela equipe. O conceito explorado na reforma combina, ainda, o melhor dos formatos de hospedagem em hostels e hotéis tradicionais.

“Conectar a parte histórica com a linguagem do hotel, que é totalmente contemporâneo, foi um dos pontos mais interessantes nesse trabalho, já que o projeto brasileiro é muito diferente do que existe lá fora”, explicam os responsáveis pelo design interior do espaço.

As acomodações são, na maioria, completamente diferentes uma das outras, sendo projetadas individualmente de acordo com as alturas de janelas e portas. Além dos quartos, o hotel ainda oferece pequenos apartamentos que comportam até oito pessoas.

“Entre os destaques do projeto, está o rooftop com um banco de areia, que promete ser um local relax e também ponto de encontro para um momento descontraído”, ressalta os arquitetos do MM18.

Toda a parte de interiores do complexo, que engloba espaços como restaurante, bares, áreas externas, quartos, entre outros, passando pelos revestimentos até a iluminação e mobiliários foram assinados pela dupla Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira.

Metrópoles