Uma estátua da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em 2018, foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (27) no Centro do Rio de Janeiro. A família de Marielle participou da cerimônia de inauguração.

A homenagem foi instalada no Buraco do Lume, área onde a vereadora costumava conversar com eleitores para prestar contas de seu mandato. Segundo o Instituto Marielle Franco, a Prefeitura do Rio de Janeiro disponibilizou guardas municipais para fazer a vigilância da peça até o momento de sua inauguração.

Além disso, a prefeitura também instalou câmeras de vigilância próximo à estátua, que também terá um fundo, obtido via financiamento coletivo, para sua manutenção. A peça em tamanho natural tem 1,75m e foi esculpida pelo artista Edgar Duvivier, pai do humorista Gregório Duvivier.

“A ideia é homenagear quem dedicou a sua vida para lutar pelos direitos de todas e todos! Vamos celebrar e erguer homenagens a quem dedicou sua vida para defender um mundo mais justo”, disse o instituto. Sua concepção foi pensada pelo artista, pela família de Marielle e também a partir de uma consulta pública nas redes sociais do Instituto Marielle Franco.

BNews