A tão esperada vacina contra o câncer pode estar mais próxima do que se imagina de se tornar realidade. Estudos avançados realizados na Inglaterra apresentam resultados que vêm animando os cientistas. A vacina é personalizada e produzida a partir do DNA do próprio paciente, utilizando tecnologia semelhante à desenvolvida para a produção da vacina contra o Covid 19.

Os estudos clínicos são realizados no Clatterbridge Cancer Center, um dos principais centros de estudos médicos da Inglaterra. O medicamento utiliza parte do DNA do tumor de um paciente. As mutações no DNA das células tumorais variam de paciente para paciente. O otimismo dos cientistas está ligado à adaptação da vacina ao câncer de cada sistema imunológico, que atua e destrói as células cancerígenas ainda no estágio inicial.

A vacina foi batizada de TG4050. Ela é desenvolvida pela empresa francesa Transgene Tecnologia e também vem mostrando resultados promissores em doentes com câncer nos ovários na França e nos EUA. O Clatterbridge Cancer Center foi o primeiro hospital inglês a oferecer o tratamento.

“Estou realmente esperançoso, sim. Todos os dados estão apontando na direção certa”, afirmou Christian Ottensmeier, consultor médico oncologista e diretor de pesquisa. O câncer voltou em dois de oito pacientes que não haviam sido imunizados. Nenhum dos oito primeiros pacientes vacinados teve recaída.

A Tarde