A safra de soja no Brasil deve chegar a 151 milhões de toneladas até 2023. Já até 2029, o País pode colher até 200 milhões de toneladas do grão. De acordo com o Canal Rural, o presidente da consultoria agrícola Datagro, Plinio Nastari, informou, durante a abertura do evento “Datagro Abertura de Safra de Soja, Milho e Algodão “, que só será possível agregar valor à produção se o Brasil tiver regulações que permitam certificações.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, os primeiros levantamentos sobre as safras em 2022 e 2023 indicam uma área plantada de soja próxima de 42 milhões de hectares na safra deste período. Desta forma, a produção brasileira do grão pode chegar a 151 milhões de toneladas até o próximo ano.

Ainda conforme apontado pelo representante, o Brasil deve exportar mais óleo de soja em 2022, resultado que pode ser um reflexo do interesse de importadores nas safras do broto no próximo ano. “O mercado de óleo se comportou de forma muito diferente, sustentou o processamento em um momento em que o governo decidiu baixar a mistura de biodiesel”, destacou Nassar.

O presidente da Abiove aponta também que o Brasil cresceu em mercados de exportação onde não era tão atuante. Já com relação às margens, Nassar afirmou que 2022 começou com boas margens e elas foram caindo em função do aumento do preço da soja. Já em 2023, a previsão é de que as margens devem manter o processamento ou aumentá-lo.

BNews