Um caminhoneiro foi preso na noite dessa segunda-feira (1°), na BR-343, em Piripiri, no Piauí, após ser flagrado com ‘rebite’, exame toxicológico vencido e tacógrafo do veículo inoperante. Além disso, por suspeita de corrupção ativa, depois de oferecer R$ 5 para os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para não ser fiscalizado. O condutor negou saber da existência de valores entre a documentação.

Na fiscalização de rotina, os policiais constataram dentro do veículo, alguns comprimidos de Nobésio Extraforte, popularmente conhecido por ‘rebite’, medicamento utilizado para permanecer mais tempo dirigindo por longa distância.

"Nesse momento, constatou-se que o valor em reais que fora deixado pelo motorista teria como objetivo passar pela fiscalização da unidade operacional PRF sem ser fiscalizado", informou a PRF.

Depois de constatado o oferecimento do dinheiro, a equipe policial deu voz de prisão em flagrante ao condutor e realizou a condução até a Delegacia de Polícia Civil de Piripiri.

O crime de corrupção ativa está previsto no art. 333 do Código Penal e consiste no ato de "oferecer vantagem, qualquer tipo de benefício ou satisfação de vontade, que venha a afetar a moralidade da Administração Pública e se caracteriza quando a vantagem é oferecida ao funcionário público".

Além disso, pelo porte de rebites (anfetaminas), foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência por descumprimento ao Art. 28 da Lei. 11.343/06, que caracteriza o porte de droga para consumo (consumado).

BNews