A pandemia da Covid-19 tem desencadeado uma série de infecções no mundo. Porém, além dessa doença, surgiu outra recentemente: a varíola dos macados (monkeypox). Ainda assim, a população mundial deve ficar em alerta, já que, na Índia, surgiu uma nova doença chamada gripe do tomate.

Por causa do vírus altamente contagioso, cinco crianças menores de 5 anos já foram atingidas. Com sintomas similares aos do coronavírus, a exemplo da febre, fadiga e dores no corpo, a gripe do tomate ainda contempla outros indícios. São eles: erupções cutâneas, dores intensas nas articulações e febre alta.

No período entre 6 de maio e 26 de julho, bolhas vermelhas e dolorosas por todo o corpo foram notadas em mais de 82 crianças. No entanto, a doença, em função da presença de erupções pelo corpo, tem sido confundida com a varíola dos macacos. O detalhe é que a doença, contudo, permanece na Índia, e é tida como um surto local. 

O tratamento, até o momento, de acordo com informações da coluna Viva Bem, do site UOL, abrange aspectos como descanso, isolamento, líquido em excesso, bolsa de água quente nas erupções para evitar coceiras e isolamento de 5 a 7 dias a partir do sintoma inicial. 

BNews