Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes contratou um perito especializado em auxiliar investigações de crimes virtuais para auxiliar no combate a propagação de fake news sobre urnas eletrônicas nas eleições deste ano, nas quais serão escolhidos presidente, governadores, senadores e deputados.

O escolhido foi Eduardo de Oliveira Tagliaferro, ex-CEO de uma empresa de perícia digital, nomeado há duas semanas como chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação da Corte. As informações são do jornal O Globo.

O perito assume o lugar de Frederico Alvim, servidor de carreira do TSE que comandava a área desde que ela foi criada. Com Tagliaferro, Moraes espera dar um peso maior para provas relacionadas aos processos que tratam de fake news e fazer com que a Corte tenha uma biblioteca sólida a respeito da propagação de notícias falsas.

O novo perito pretende incorporar novas tecnologias para aprimorar a busca da desinformação. Tagliaferro prestou serviços para alguns tribunais. Na lista estão o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) e Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).

A Tarde