Os casos globais de varíola dos macacos apresentou os primeiros sinais de queda, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Segundo a entidade, entre 15 e 21 de agosto foi identificada a primeira diminuição de 21% nos novos casos, em comparação com os sete dias anteriores. Antes, os diagnósticos apresentaram crescimento consecutivo por quatro semanas.

Entre 8 e 14 de agosto foram registrados 7.477 casos, e, na semana seguinte, 5.907.

“Essa diminuição pode refletir os primeiros sinais de queda na contagem de casos na região europeia, que precisam ser confirmados posteriormente”, disse a autoridade de saúde.

Nesta terça-feira, 30, o diretor da OMS na Europa, Hans Kluge, citou a queda e disse que havia “sinais encorajadores” sobre a "boa direção" do continente em resposta ao vírus.

"Existem alguns sinais iniciais encorajadores, como os observados na França, Alemanha, Portugal, Espanha, Reino Unido e em outros lugares, de que a epidemia pode desacelerar", disse.

Segundo o último boletim do Ministério da Saúde. o Brasil tem 4.876 casos confirmados e outros 5.198 sob investigação. Foram confirmadas também duas mortes causadas pelo vírus, a primeira em Minas Gerais e a segunda no Rio de Janeiro.

A Tarde