Tempestades solares podem chegar à Terra nesta quarta-feira (3), de acordo com meteorologistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês), dos Estados Unidos.

De acordo com o portal SpaceWeather, há uma chance de tempestades geomagnéticas chegarem ao planeta conforme a Terra entra em um fluxo de vento solar de alta velocidade.

O fenômeno é favorecido pela posição da mancha solar, quase diretamente voltada para o planeta. A previsão é de que a tempestade solar seja de categoria G-1, a mais baixa em um nível que chega até 5.

Entenda o fenômeno

Uma tempestade geomagnética é uma grande perturbação do campo magnético da Terra, que ocorre quando há uma troca muito eficiente de energia do vento solar para o ambiente espacial ao redor do planeta.

De acordo com a NOAA, essas tempestades resultam de variações no vento solar que produzem grandes mudanças nas correntes, plasmas e campos na magnetosfera da Terra. As condições de vento solar que são eficazes para criar tempestades geomagnéticas são sustentadas por períodos de vento solar de alta velocidade.

As maiores tempestades que resultam dessas condições estão associadas a liberações de massa solar, em que cerca de um bilhão de toneladas de plasma do sol, com seu campo magnético incorporado, chega à Terra.

O tempo que a massa solar leva para chegar à Terra pode variar entre dias e, dependendo da intensidade, até 18 horas.

Durante as tempestades, as correntes magnéticas podem causar alterações no funcionamento de satélites, além de impactos para os sinais de rádio e nas informações de posicionamento fornecidas pelos equipamentos de GPS.

CNN Brasil