Rio de Janeiro – Foram surfistas que estavam no mar de Grumari, na zona oeste do Rio, que avistaram e salvaram o jardineiro Nelson Nedy, de 51 anos. Ele foi arrastado pela maré e ficou preso por seis dias na Ilha de Palmas, a um quilômetro e meio da praia.

Segundo ele, uma onda o alcançou na última segunda-feira, dia 8, enquanto estava admirando o mar em cima de uma pedra. O jardineiro contou que precisou comer limão e carvão para sobreviver. Além disso, o homem bebeu água salgada misturada com doce.

“Muito frio, sem água… Caiu uma chuvinha, eu colocava a mão nas gotinhas de chuva e apanhava, para molhar a boca. Eu estava com muita sede. A noite passou tão rápido que eu nem acreditei”, contou em entrevista à TV Globo.

No dia seguinte, Nelson resolveu andar pela ilha e encontrou uma barraca, um colchonete e uma coberta, deixados lá por pescadores. Além disso, também achou duas garrafas de refrigerante com água.
Para tentar chamar a atenção de quem estava na praia, tentou fazer uma bandeira com o cobertor, mas não teve sucesso pela distância. “Ninguém olha para a pedra. Era muito longe”, afirmou.

Na quarta-feira (10/8), Nelson tentou novamente sair de lá, mas não conseguiu passar da metade do caminho. “A maré foi me puxando para dentro do mar. Teve uma hora que eu larguei o corpo e fiquei deixando: ‘Agora seja o que Deus quiser, pode me levar'”, disse.

Apenas no sábado, dia 13, que surfistas avistaram o jardineiro e acionaram o Corpo de Bombeiros. Nelson foi resgatado de helicóptero e encaminhado para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na zona oeste.

Metrópoles