Durante o primeiro pronunciamento televisionado como rei do Reino Unido, Charles III homenageou a mãe, elogiou Camilla, William e expressou “amor a Harry e Meghan”. Ele reforçou que a rainha Elizabeth II foi “inspiração para mim e toda a família”.
“Ela fez sacrifícios em nome do dever. Sua dedicação e devoção nunca foram deixados de lado. Em sua vida de serviço, vimos esse nível de comprometimento e a maneira como abraçou o progresso, que nos tornou grande como nação. O afeto, a admiração e o respeito foram admiradores e se tornaram marca de seu reinado”, afirmou.
“Gostaria também de expressar meu amor a Harry e Meghan, que constroem suas vidas no exterior hoje”, adicionou em outro momento.
Charles se tornou imediatamente rei após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, nesta quinta-feita (8). No entanto, a proclamação oficial da ascensão será feita neste sábado (10) em reunião do Conselho de Adesão no Palácio de St. James.
Após a reunião, haverá a proclamação da varanda do palácio. A coroação deve acontecer em até um ano.
Nesta sexta-feira (9), foram iniciados os lutos real e nacional. O luto real será observado por “membros da família real, funcionários da casa real e representantes da casa real em funções oficiais, juntamente com tropas comprometidas com deveres cerimoniais”, segundo comunicado do Palácio de Buckingham. Ele acontecerá até sete deias após o funeral da rainha.
Quem é o rei Charles
Com a morte da rainha Elizabeth II, Charles automaticamente se torna o novo rei do Reino Unido. Aos 73 anos, ele será o monarca mais velho a ser coroado na história britânica.
Charles já estava assumindo alguns dos compromissos da rainha este ano em virtude dos problemas de mobilidade da matriarca. Em maio, substituiu a mãe na abertura do Parlamento Britânico.
Nascido em 14 de novembro de 1948, Charles é o primogênito de Elizabeth e Philip, sendo o herdeiro aparente desde os três anos de idade, quando sua mãe assumiu o trono após a morte do rei George VI.
Quando completou 9 anos, foi nomeado Príncipe de Gales e Conde de Chester por sua mãe perante o Parlamento.
Ao se tornar o soberano, Carlos tinha a opção de adotar qualquer nome que escolher para seu reinado. Ele escolheu ser chamado de rei Charles III.
Casamento com Diana
O príncipe de Gales foi casado com a princesa Diana de 29 de julho de 1981 a 28 de agosto de 1996, quando o divórcio foi oficializado, mas o casal estava separado desde 9 de dezembro de 1992.
Em 1997, Diana morreu em um trágico acidente de carro, deixando dois filhos com Charles: William, agora o primeiro na linha sucessória ao trono, e Harry, que abdicou de suas funções de membro da realeza.
Atualmente, o rei é casado com Camilla Parker-Bowles, agora rainha consorte.
CNN Brasil
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.