A Associação de Proteção aos Animais 4Patas comunicou, nesta quinta-feira (15/9), o encerramento de suas atividades em Jacobina. Há anos a 4Patas desenvolvia trabalhos voluntários de extrema importância, no ativismo em prol dos animais em situação de rua, abandonados ou vítimas de maus-tratos em Jacobina.
A entidade, que é referência na luta pelos animais, vem enfrentando as maiores dificuldades desde o ano passado. Em nota envida ao Jacobina Notícias, a presidente da 4Patas, Gislane Lima, explicou que muitas dívidas foram contraídas pela inoperância do centro cirúrgico do Centro de Proteção Animal (CEPA), localizado às margens da BR-324.
Inaugurado em 2019, o CEPA teve implantados sistema de monitoramento e um centro cirúrgico que deveria ter começado a operar em 2021, porém, sem apoio da Prefeitura de Jacobina, os equipamentos continuam parados e todos os animais resgatados pela 4Patas, sempre que necessitam de algum procedimento, são levados à clínicas particulares. A associação vinha fazendo campanhas, pedindo ajuda da população para pagar as despesas de medicamentos, vacinas e procedimentos cirúrgicos nos animais resgatados, porém não conseguiam liquidar totalmente e as dívidas foram se acumulando. Ao Jacobina Notícias, Gislane contou que animais estão morrendo por falta de vacina.
Gislane Lima chegou a ser alvo de ataques de secretário e cargos de confiança do prefeito Tiago Dias (PCdoB), inclusive com uma invasão do CEPA pelo secretário de Agricultura, Zezinho Veloso, que chegou contratar um chaveiro para violar a porta. A luta da 4Patas pela não retirada do CEPA do local onde se encontra, para que uma suposta empresa de laticínio seja instalada, teria motivado os ataques contra ela por pessoas ligadas à gestão.
A 4Patas ainda chegou a ser beneficiada com R$ 40 mil através da mineradora Yamana Gold, que enviou a quantia para a Prefeitura de Jacobina, porém, segundo a associação, o valor não foi repassado.
Fonte: Jacobina Notícias
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.