Com o período do primeiro turno das eleições de 2022 se aproximando, os candidatos utilizam das mais diversas estratégias para conseguir êxito na disputa do pleito que desejam. Candidato à reeleição para a presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), tem conquistado vantagem no setor da internet. É o que indica o estudo do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Vídeos que têm características favoráveis a Bolsonaro estão sendo privilegiados pelo algoritmo do YouTube, segundo o levantamento que considerou 18 perfis que acessaram a plataforma de vídeos por meio da aba anônima do navegador e VPN.

Em 18 visitas-testes ao YouTube no decorrer do período da pesquisa, entre 23 e 30 de agosto, aproximadamente 14 canais do grupo Jovem Pan foram indicados na página inicial da plataforma.

Em resumo, o vídeo mais sugerido do coletivo foi a entrevista com Jair Bolsonaro no programa Pânico. A sabatina aconteceu no dia 26 de agosto deste ano. Com cinco versões distintas de cortes e somando 9,6 milhões de visualizações, o vídeo tem depoimentos do presidente da República questionando o sistema eleitoral.

BNews